O mundo do trabalho esta mudando em uma velocidade nunca antes vista! Mas e você? Esta se preparando?
As Tecnologias se renovam e o mundo complicado para o qual fomos preparados para melhorar com metodologias Lean já não é suficiente.
Passamos a um mundo complexo, onde novas variáveis são introduzidas à velocidade da internet e a quantidade de dados é muito superior ao que conseguimos processar.
As relações de trabalho estão mudando em função disso. Máquinas assumem não só mais o trabalho mecânico, mas também o intelectual. As populações envelhecem e o choque de gerações não deixa as coisas mais fáceis.
O que fazer? Estamos perdidos?
Claro que não, temos que adotar a única posição possível. A de ser "O Eterno Aprendiz". É normal em determinada idade acharmos que já temos tudo o que queremos, mas para continuar em frente precisamos ter uma postura de adaptação e aprendizado constante.
É daí que surge o termo Lifelong Learning, que significa a postura de se manter atualizado e aprendendo durante toda vida, a característica do indivíduo permanecer estudando e se desenvolvendo.
Este princípio vem de que a educação tradicional já não é suficiente para acompanhar todas as mudanças que o mundo vem empreendendo e nos manter atualizados, competitivos e produtivos.
O modelo de ensino partindo da pré-escola a pós-graduação já não é suficiente e para compensar, temos que manter um sistema de ensino continuado e baseado nas diversas fontes disponíveis, desde mídias sociais até o compartilhamento de saberes com indivíduos de grupos diversos. Tudo isso nos mantém em constante desenvolvimento e nos ajuda a ir além. Evoluímos ao descobrir e aprender constantemente e ao compartilhar desenvolvemos habilidades socioemocionais que nos preparam para os desafios das novas relações de trabalho e vínculos.
Não há uma receita de bolo, mas sim uma orientação para que sejam trabalhados hábitos que tornem o aprendizado constante uma coisa prazerosa e não somente uma obrigação. Aderir a essa postura significa romper com as amarras do tradicional e entender a aprendizagem constante como um processo de longo prazo, sem data para acabar.
O Lifelong learner é aquele que adota a postura do aprendiz e faz dela um estilo de vida, um horizonte a seguir e com isso tira proveito de tudo de bom que ela tem para oferecer.
Abaixo listo 5 características observadas desse perfil:
1- Mentalidade de crescimento constante
Se você acredita que suas habilidades são inatas e fixas, sua tendência é se manter na zona de conforto. Por outro lado, se você acredita que elas são mutáveis e que pode desenvolvê-las, você terá uma predisposição a trabalhá-las e melhorar sempre.
2 - Mente Aberta ao novo
As pessoas naturalmente se associam a seus iguais, podendo até criar uma bolha. É preciso pensar aberto e respeitar as diferenças. Com as diferenças aprendemos e estudos apontam que equipes diversificadas rendem até 78% a mais.
3 - Curiosidade
Temos que ter fome de conhecimento. Quanto mais nos alimentamos de conhecimento, mais o espectro se torna complexo e mais queremos compreendê-lo.
4 - Humildade
Pode ser resumida entre o meio termo de achar que não se sabe nada e a arrogância de quem sabe tudo. É importante o autoconhecimento, para potencializar os pontos fortes e trabalhar os gaps para que não sejam problema.
5 - Protagonista
Essa talvez seja a mais importante. Temos que nos manter sempre à frente e buscando cada vez mais! Em um mundo de informações abundantes e acessíveis, temos que nos manter em constante busca e cultivar hábitos de aprendizado. A era do aprendizado guiado e exclusivo se foi, siga em frente e busque você mesmo se conhecer e trabalhar em prol de acompanhar esse mundo.
Todas essas características são complementares. Dividi-las ajuda apenas na compreensão. Sigamos em frente, aprendendo a aprender a cada dia!
Janderson Coelho
Especialista em Educação Corporativa e entusiasta da Transformação Digital