Olá, vamos falar sobre consultoria educacional e a mentoria. Qual é a diferença? Você já se perguntou o que cada uma faz?
Vamos ver primeiro a definição de consultoria:
Consultoria: substantivo feminino: 1. ação ou efeito de dar consultas, conselhos etc. 2. ação ou efeito de (um especialista) dar parecer sobre matéria da sua especialidade.
A consultoria é um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresas. Atualmente, existe a possibilidade de realizar consultorias em diversas áreas como educacional, financeira, recursos humanos, negócios, marketing, entre outras. Constitui-se no compartilhamento de conhecimentos e expertises do consultor para atingimento de objetivos de outra pessoa ou empresa.
“A consultoria em sua melhor forma é um ato de amor: o desejo de ser genuinamente útil aos outros. Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros" (Peter Block).
Consultor é a de um facilitador, um agente de mudança externo que tem a função de auxiliar o gestor a desenvolver estratégias de negócios que possam levar sua empresa/instituição de ensino a alcançar seus objetivos.
Acredito que, neste momento de pandemia, a Consultoria Educacional será mais procurada, pois as Instituições de ensino precisarão buscar uma forma inovadora de lidar com todas as transformações e também na forma de ensinar pós-pandemia, de acordo com a sua realidade.
Destaco dois tipos de consultorias:
Seja buscando o auxílio de consultorias educacionais, colaborativas ou contratadas, se fará necessário com o surgimento de novas demandas educacionais:
1.Metodologias inovadoras de ensino;
2. Espaços físicos inovadores;
3. Processos de criação de novos cursos;
4. Gestão de processos administrativos;
5. Capacitação e inserção de novas culturas;
6. Coordenações tecnológicas;
7. Gestão comercial e expansão de serviços;
8. Produção de recursos de ensino (materiais e midiáticos).
Agora… vamos ver a definição de Mentoria:
A mentoring, também chamada de tutoria, é um método muito utilizado para efetivar uma interação pedagógica. Os tutores acompanham e comunicam-se com seus alunos de forma sistemática, planejando, dentre outras coisas, o seu desenvolvimento e avaliando a eficiência de suas orientações, de modo a resolver problemas que possam ocorrer durante o processo de aprendizagem.
Exemplificando: ocorre dentro da trilha de aprendizagem no processo pedagógico aplicado em instituições educacionais, onde exista a tendência de abandono/desistência do aluno frente aos desafios/dificuldades encontradas no andamento do curso; assim, é necessário que o acompanhamento da tutoria ocorra com frequência regular, de forma humanizada, rápida e eficaz, para evitar a evasão do aluno.
Outro significado de Mentoria:
Prática de ajudar ou de aconselhar uma pessoa menos experiente durante um período. Sistema em que alguém mais experiente ou mais velho dá orientação e direcionamentos a alguém mais jovem e inexperiente. Relação estabelecida entre quem aconselha e quem recebe conselhos.
Ao analisar as definições, vemos semelhanças... não diferenças, pois ambas têm o
objetivo de ajudar a quem precisa de auxílio, não é mesmo?
Na consultoria, o especialista compartilha o seu conhecimento e orienta o cliente nas suas demandas.
Na mentoria, o mentor aconselha e ajuda o mentorado que tem menos experiência, durante um período, até que atinja os objetivos.
Espero ter deixado vocês com vontade de buscar mais conhecimentos sobre o Consultoria e Mentoria. Continuarei a estudar e compartilhar minhas aprendizagens sobre esse e outros temas.
Um abraço!
E Bons Estudos!
Referências:
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Acesso em 07/01/2021.
FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 729.
SAVIOLI, C. & TOREZANI, G. Consultoria Inovadora. Educon Mercado EAD.
Pedagoga. Especialista em Educação. Consultora Educacional. Designer Instrucional. Gestora Inovadora EAD.